CANAL DA TURMA


CANAL DA TURMA 

“educação audiovisual” 

Dados de identificação
Professor envolvido: Marciel Aburto Jara
Séries envolvidas: 8ª séries (turmas 81, 82 e 83)
Período: 2013

JUSTIFICATIVA: 


A grande disseminação de equipamentos eletrônicos na última década impulsionou o mercado de componentes para computadores, e este fato teve seus reflexos nas redes de ensino particular e pública do mundo. No Brasil, este movimento ocasionou um clima de euforia, vivenciado por ambas as redes. 

A relação entre o audiovisual e a informática vem se estreitando com o passar do tempo. Se em um passado remoto da informática o audiovisual se resumiria em algumas palavras, em códigos de programação numa tela monocromática, atualmente se vê uma necessidade crescente de tornar os softwares mais acessíveis e amigáveis aos usuários, sendo que, nesta relação, os programadores vêm utilizando os recursos audiovisuais como um atalho. 

Desta forma, a produção de vídeo digital como recurso na educação abre uma nova perspectiva, na qual o aluno passa de telespectador passivo a agente ativo e produtor dos seus próprios trabalhos. No momento em que ele começa a criar seus próprios vídeos dentro do contexto educacional é colocada em prática a construção do conhecimento. 

A produção de trabalhos audiovisuais com foco pedagógico proporciona benefícios em diferentes áreas do conhecimento, como: Português, Artes, História e Geografia. Além das disciplinas tradicionais do currículo, a educação audiovisual proporciona um entendimento global dos processos, estimulando a autoconfiança, o trabalho em grupo, a postura e a motivação. 

OBJETIVO GERAL: 

Promover a educação audiovisual através da produção semanal de vídeos digitais dentro do ambiente escolar da EMEF Anita Garibaldi, contando sempre com a colaboração de professores, alunos, funcionário e pais. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Produzir vídeos digitais no ambiente escolar usando temáticas diversificadas; 
  • Envolver os estudantes no processo de produção e publicação dos trabalhos realizados; 
  • Desenvolver conteúdos de forma diversificada e transdisciplinar; 
  • Produzir textos coesos e coerentes; 
  • Desenvolver a capacidade comunicativa dos estudantes; 
  • Desenvolver nos estudantes a consciência e a importância da integração social e tecnológica;


DESENVOLVIMENTO: 

A oficina é ministrada pelo professor Marciel Aburto Jara e ocorrem semanalmente todas às segundas-feiras no turno da tarde e manhã tendo duração aproximada de duas horas. 

A oficina oferece vagas aos estudantes do ensino fundamental, da Escola Municipal Anita Garibaldi. A escola está localizada no município de Estância Velha (RS), no bairro Campo Grande e atende alunos de todos os níveis do Ensino Fundamental. 

Os trabalhos se iniciaram na primeira semana de abril de 2011 e serão concluídos na última semana de novembro deste mesmo ano. 

O material obtido após a edição, estará disponível para avaliação e posterior publicação na internet, no nosso canal no YouTube:


AVALIAÇÃO: 

A avaliação acontecerá através da contemplação coletiva dos trabalhos produzidos (vídeos), assim como a auto avaliação crítica do resultado e sua relevância para a comunidade escolar como um todo.



Na prática o trabalho é dividido em quatro etapas:



   Para conhecer melhor o nosso trabalho confira o material disponível:



   

   Sites Interessantes:

Cinema Nosso

MVMob

Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas

Festival de videos estudantis de Guaiba

Festival Literatura em Vídeo

Festival do Minuto

Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí

Jamendo

Instituto Claro


PRÊMIO SAFERNET:
  
   O vídeo “Vai Luana!” produzido por alunos da EMEF Anita Garibaldi conquistou o 1º lugar na categoria “adolescentes” do concurso “Dia Mundial da Internet Segura 2013” organizado pela SaferNet Brasil com apoio da GVT. Os alunos participam da oficina de vídeo Canal da Turma e inscreveram o trabalho no nome de Bruno Costa (8ª série manhã). 

    
     II FESTIVAL PRIMEIRO FILME:

   Os alunos do 9º e 8º ano da EMEF Anita Garibaldi conquistaram o troféu melhor som original no 2º festival meu Primeiro Filme organizado pela Prana filmes de Porto Alegre (http://www.primeirofilme.com.br/site/). O evento de premiação aconteceu no Santander Cultural em Porto Alegre no dia 22/08/15, o curta metragem “O Mistério de Anita” concorreu em 13 categorias com 46 filmes pré-selecionados. 
     Parabéns a todos os alunos que participaram da produção!

 

Nenhum comentário:

Localização da nossa escola!