quinta-feira, 21 de junho de 2012

PERFIL DE TURMA!


Era uma vez uma turma de 1º ano...
A turma do 1º ano 11 é composta por 14 alunos e a professora Angélica. Nesta turma vive-se momentos de alegria, descontração, mas também alguns momentos de incertezas, medos, insegurança. Afinal... quem disse que ser estudante seria fácil?
Mas... o que acontece em uma sala de aula? O que fazem estas crianças e a professora uma manhã inteirinha na escola? Brincam? Cantam? Desenham?
O 1º ano em uma escola é algo misterioso. Como que a criança se sente em um local desconhecido, cheio de regras, de horários? E a professora então... nem a conhecem! Será brava? Querida? Chata?
Pois bem... vamos matar esta curiosidade...
Na turma do 1 º ano a primeira coisa que aprendemos juntos é ser amigo, saber ouvir e respeitar os outros. A professora procura ser amiga e trata todos da mesma maneira, sem distinção. Sim, ela é exigente... Afinal, não dizem que é de pequeno que se torce o pepino? Às vezes precisa ser brava e até um pouco chata, pois crianças gostam de colocar à prova os limites que têm.
Como somos poucos colegas, na maioria das vezes  brincam todas as meninas em um grupo e todos os meninos em outro. Falando em meninos... eles são a minoria, somente 5.
As meninas adoram cantar e dançar. Também gostam de brincar com as bonecas e as loucinhas da sala. Os meninos por sua vez gostam de brincar com os animais e às vezes de lutinha, mas a profe já explicou que luta machuca e não é legal.
Todos gostam muito das aulas com os outros professores: Artes, Hora do Conto, Ed. Física. Ahhhh eles ADORAM  as aulas de Ed. Física, pois é o momento que têm para liberar as energias!!!!
Alguns dos amigos da sala de aula já frequentavam a Educação Infantil, outros vieram sem esta “bagagem”, aos poucos todos foram se adaptando a esta nova realidade.
A primeira reunião de pais deixou a professora bastante preocupada, pois muitos  faltaram. Para que haja uma aprendizagem significativa é necessário a parceria entre a escola e a família. Com certeza este aspecto ainda irá melhorar nesta turma.
A maioria dos alunos é bastante assídua, o que é muito importante, afinal todos os dias realizamos novas descobertas e aprendizagens.
Enfim, nesta primeira etapa escolar o mais importante é realizar diversas aprendizagens de forma lúdica. É através do cantar, do dançar, do brincar, do desenhar, das experiências, das conversas e de muitas outras atividades que as crianças irão desenvolver as habilidades necessárias para a aquisição da linguagem escrita, ou seja, aquilo que a maioria das  crianças almeja neste idade: ler e escrever.

Perfil da turma

A turma do 2º ano 22 é composta por  23 amigos. A maioria já está compartilhando saberes e aprendizagens desde o ano passado. Este ano alguns colegas novos vieram fazer parte da turma, no inicio foi um pouco difícil, pois não estavam acostumados ao nosso modo de conviver, mas aos poucos tudo foi se ajeitando.
É uma turma extremamente participativa em todas as atividades que lhes são propostas. As famílias também são maravilhosas, apoiando e auxiliando nas atividades escolares.
Todos gostam muito de conversar, mas sabem quais são os momentos para isso. São dedicados  nas atividades e gostam muito de desafios.
Realizam sempre o tema e estudam em casa também valorizando o ato de aprender.
Alunos e professora têm uma relação tranquila e harmoniosa, pois se respeitam mutuamente.



2 comentários:

Penha disse...

Nossa! somente em você falar, fiquei apaixonda pela sua turminha..Parabéns!

Katia Regiane Nascimento disse...

Certamente esta turminha é muito especial mesmo, pois a realidade das escolas hoje é de crianças com transtornos psicossociais, devido a famílias desestruturadas. crianças com falta de limites e outras com falta de carinho e atenção.
E que na maioria das vezes externalizam muita agressividade por conta destes motivos além de outros que todos sabemos que pertence a realidade social.

Localização da nossa escola!